[email protected]: Deve considerá-lo na empresa?

Uma dos maiores tendências dos últimos anos é o

Work@Home: Múltiplas vantagens

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crescimento do trabalho remoto (a partir de casa), vulgo [email protected]

 

Na indústria de apoio ao cliente este factor assume maior relevo. Já há imensos exemplos, principalmente no suporte técnico virtual.

Conheça as razões abaixo do sucesso do trabalhar a partir de casa ([email protected]):

  • Aumento drástico do universo de candidatos e perfis disponíveis – Deixa de estar limitado a uma localização específica e no raio à sua volta, para poder por exemplo contar com uma área equivalente a um país. Contará com mais e melhores recursos (mais experientes e qualificados);
  • Redução de custos
    • Empregador – setup e manutenção do posto do colaborador, instalações e infra-estruturas (segurança, ar-condicionado, limpeza,…);
    • Colaborador – Menos custos relacionados com vestuário, alimentação ou transportes.
  • Aumento de produtividade – Estudos mostram que trabalhar a partir de casa levam a que sejam eliminadas distrações e tempos não-produtivos como socializar com colegas, pausas de refeição mais longas e relacionados com o tempo. Estes colaboradores conseguem maximizar o seu tempo e eliminar o tempo não produtivo.
  • Motivação incrementada – Trabalhar a partir de casa é visto como um privilégio. Além de permitir um maior equilibrio entre a vida profissional e a visa pessoal.
  • Formação a partir de e-learning – Eliminação de salas de formação, aumento dos grupos de formandos por sessão, redução do nº de formadores necessários;
  • Redução de absentismo e rotatividade – Deixa de haver deslocações e consequentemente um dos maiores factores de atraso. A satisfação individual e autonomia acaba por ser maior, levando a que o colaborador deixe de pensar igualmente em mudar de empregador.
  • Novas oportunidades de emprego – Pessoas com dificuldade de locomoção ou outro tipo de necessidades especiais têm aqui uma (nova) oportunidade de emprego.
  • Plano de contingência para recuperação de desastres e continuidade do serviço – Por exemplo, quando houve há uns anos o surto da gripe A e o risco de contágio era grande, esta era uma das medidas sugeridas para dar continuidade ao serviço.
  • Maior flexibilidade horária e cobertura de horários – Deixa de haver problemas em assegurar horários nocturnos devido a falta de transporte, por exemplo. É mais fácil encontrar e optimizar horários para picos de trabalho.
  • Ecológica – Consegue reduzir a emissão de carbono, já que deixa de haver deslocações, necessidade de manter instalações corporativas em funcionamento (eletricidade, ar condicionado, segurança,…).

São razões de sobra para equacionar se consegue implementar no seu negócio e assim beneficiar destas fantásticas vantagens!