Convénio dos Call Centers em Espanha

Com vista a regular a actividade de call centers em Espanha, o governo espanhol emite regularmente um convénio colectivo com todas as disposições legais.

Neste convénio, a prestação de serviços de contact center inclui todas as actividades que visam entrar em contacto ou serem contactadas com terceiros, por telefone, por meios telemáticos, pela aplicação de tecnologia digital ou por qualquer outro meio electrónico, para a provisão, entre outras coisas, dos seguintes serviços listados a título de exemplo:

  • contatos com terceiros em ambientes multimídia,
  • serviços de suporte técnico a terceiros,
  • gerenciamento de cobranças e pagamentos,
  • gestão mecanizada de processos administrativos e back office, informações,
  • promoção, difusão e venda de todos os tipos de produtos ou serviços,
  • realização ou emissão de entrevistas personalizadas, recepção e classificação de chamadas, etc., bem como outros serviços de assistência a terceiros desenvolvidos através dos ambientes acima mencionados.

Esta definição deve incluir actividades auxiliares, complementares ou actividade principal.

Tudo o que deve saber sobre o atendimento telefónico em Espanha está disponível no site Boletim Oficial do Estado (BOE).

Tabela de Salário Base do convénio de Espanha para call center 2017